Avançar para o conteúdo principal

Contabilidade

 CONTABILIDADE

Existem varias formas de enter sobre a contabilidade em si, mas não deixando a sua principal função e objecto e objectivos, ou no sentido restrito e no sentido lato, dentre elas, a seguintes:

A contabilidade em strictu sensu, ou seja, escrituração, que é a técnica de registo e de representação de todas as transformações sofridas pelo património de qualquer entidade económica durante o exercício da sua actividade, de modo a saber a qualquer momento a sua composição e o seu valor.

A contabilidade latu sensu, que é a ciência dos processos descritivos - quantitativos utilizados na análise, registo, interpretação e controlo dos factos de gestão. Visa quantificar tudo o que ocorre numa unidade económica fornecendo, simultaneamente, dados para a tomada de decisões da gestão.

CONCEITO DE CONTABILIDAADE

Contabilidade é uma técnica ou ciência de registo de representação de todas as transformações sofridas pelo património de qualquer entidade.

O OBJECTO, OBJECTIVOS E FINALIDADES DA CONTABILIDADE

·         O objecto da Contabilidade é o património das entidades.

·         Objectivo é permitir o estudo e o controlo dos factos decorrentes da gestão do património dessas entidades que em parte podem ser:

ü  Conhecimento da situação patrimonial em geral;

ü  Fornecer meios de prova a terceiros através do registo de factos económicos;

ü  Apuramento de resultados económicos, lucros e prejuízos;

ü  Auxiliar na tomada de decisões.

·         Finalidade é de fornecer informações sobre o Património, informações essas de ordem económica e financeira, que facilitam assim as tomadas de decisões.

ü  Controlar o património das entidades;

ü  Apurar o resultado das entidades;

ü  Prestar informações sobre o património, sobre o resultado das entidades aos diversos usuários das informações contabilísticos.

DIVISÕES DA CONTABILIDADE

Tendo em conta os organismos a que se destina a contabilidade está dividida em três partes:

  • Privada – diz respeito às empresas ou às famílias;
  • Pública – contabilidade dos organismos estatais (organismos autónomos, autarquias, Estado, ministérios, etc.).
  • Nacional – contabilidade de uma região, nação ou de um grupo de nações (por exemplo o PIB – Produto interno bruto). Em Moçambique é feita somente no INE (Instituto Nacional de Estatísticas).

A contabilidade privada tem suas subdivisões que são interna e externa:

ü  Contabilidade interna é parte que se refere sobre a produção dos bens e serviços e é exclusivamente para o consumo interno da empresa.

ü  Contabilidade externa é a parte da contabilidade que é de consumo público, informações compartilhadas com o público.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela do IRPS

 

BALANÇO

 

Calculo dos Juros

  Juros simples Conceitos básicos: Juros é a remuneração do capital empregado. Se aplicarmos um capital durante um determinado período de tempo, ao fim do prazo o capital se transformara em um valor que será igual ao capital aplicado, acrescendo a remuneração obtida durante ao período de aplicação. A diferença entre o montante (S) e a aplicação (P) denomina-se remuneração, rendimento ou juros ganhos: Juros ganhos = Montante – Aplicação Os juros ganhos em uma aplicação financeira são o produto da taxa de juros vezes o principal: i= J (Juros Ganhos) / P (Aplicaçao)  J=P x i Igualando as duas expressões para o cálculo dos juros, pode – se obter uma relação para o montante: S – P = P 𝘹 i ⇒ S = P (1 + i)                                     O mercado financeiro trabalha com base na taxa percent...